Pandemia impulsiona vida em casa: nunca se venderam tantas televisões
O número total de televisões a sair das linhas de produção em direcção às lojas (shipments), a nível global, nunca foi tão elevado como no último trimestre. O mais recente relatório da TrendForce mostra que estamos perante um novo máximo histórico: 62,05 milhões de unidades vendidas pelos fabricantes, mais 12,9% do que no mesmo período do ano passado. Trata-se ainda de um aumento de 38,8% em relação ao segundo trimestre deste ano.
O mesmo relatório, reportado pelo The Verge, indica ainda que, só na América do Norte, a procura por televisões saltou 20% à medida que as pessoas passavam mais tempo em casa na sequência da pandemia de COVID-19. O pico verificado neste terceiro trimestre é também explicado pelos atrasos verificados na primeira metade do ano: as televisões que não saíram das fábricas durante o período de confinamento e encerramento dos negócios só puderam ser enviadas para as lojas agora.
A Samsung é líder destacada, com mais de 14 milhões de televisões a saírem das fábricas, o que representa uma evolução de 36,4% face a 2019. Seguem-se a LGE, TCL, Hisense e Xiaomi. Destas, a TCL é a que apresenta o meio crescimento homólogo: 52,7%.
Embora os números pareçam boas notícias para a indústria, a TrendForce deixa um alerta: os shipments deverão regredir no total de 2020 quando comparado com 2019. O terceiro trimestre não deverá conseguir salvar o ano, apesar dos resultados históricos.