Pandemia faz disparar lucros das gigantes chinesas de e-commerce e entrega de alimentos
As gigantes do comércio electrónico e da distribuição de alimentos da China estão a tirar proveito da onda crescente do número de consumidores que têm feito compras online e da tendência de digitalização das empresas, numa aceleração provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Empresas como a Meituan Dianping, Alibaba e JD.com relataram, recentemente, fortes ganhos para o segundo trimestre de 2020, uma vez que as regras de confinamento na segunda maior economia do mundo (China) foram relaxadas, avança a ‘CNBC’.
“Após a Covid-19, o ritmo da digitalização continua a acelerar e a passagem do offline para o online, em particular para as compras individuais, está a tornar-se um hábito para os consumidores”, comentou a empresa de serviços financeiros Jefferies numa nota referente aos ganhos do trimestre de Junho do grupo Alibaba, citada pela ‘CNBC’.
A Meituan Dianping, a maior empresa de serviços de entrega a pedido da China, registou um aumento de mais de 152% de lucro líquido em relação ao ano anterior, depois de ter registado um prejuízo de 1,58 mil milhões de yuan (equivalente a 193.135.408 euros) no primeiro trimestre de 2020.
Enquanto o lucro operacional da Meituan no segmento das lojas, hotéis e viagens diminuiu 11,9% em relação ao ano passado, a entrega de alimentos registou um aumento superior a 65%, tendo em conta o número de crescente de pessoas que passou a encomendar refeições a partir de casa.
“A pandemia acelerou a migração online dos restaurantes”, referiu a empresa num comunicado de imprensa.
Também a gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba relatou um aumento de receitas de 34% para o trimestre de Abril a Junho, em relação ao ano anterior. Esta taxa de crescimento foi mais elevada do que a registada no primeiro trimestre do ano, indica a ‘CNBC‘.
Tal como a Meituan Dianping, o serviço de entrega a pedido da Ele.me da Alibaba, também viu alguns números melhorar.
Por último, a JD.com, rival da Alibaba, registou igualmente fortes ganhos. Segundo a empresa, os lucros líquidos do trimestre Abril-Junho aumentaram mais de 2.500% em relação ao ano anterior.