Pandemia faz disparar emissão de cartões de crédito no Japão. Combinações estão a esgotar-se
O Japão está a registar um aumento exponencial da emissão de cartões de crédito para compras online, por causa da pandemia. E estima que até 2025 se esgotem todas as combinações possíveis.
A pandemia impulsionou o comércio digital. Se os jovens já estavam habituados a fazerem compras online, agora a tendência generalizou-se. A Covid-19 e o consequente confinamento geraram uma onda de transacções digitais nunca antes vista.
Neste sentido, alguns países, como o Japão, estão a enfrentar um problema: as combinações dos cartões de crédito estão a esgotar-se, avança o ‘El Confidencial’.
Com cerca de 126,5 milhões de pessoas, o Japão é um dos países mais populosos do mundo e é a terceira maior economia do mundo em termos de PIB (produto interno bruto). É também um dos países líderes no desenvolvimento de novas tecnologias e a população nipónica é uma das maiores consumidoras de ecommerce.
O aumento significativo do comércio electrónico no Japão levou então à emissão descontrolada de cartões de crédito, essenciais para aceder a qualquer tipo de compra na Internet. As numerosas aquisições destes cartões por parte da população japonesa resultaram num problema para os bancos: estão a ficar sem números de cartão de crédito.
De acordo com os últimos dados oficiais, em Março de 2019, o número total de cartões de crédito no Japão era de 283 milhões, no último semestre. Se o crescimento das aplicações para novos cartões continuar ao mesmo ritmo, estima-se que até 2025 não existam mais combinações possíveis.