Pandemia causou “a maior transformação laboral dos últimos dois séculos”. Empresas têm dificuldade em encontrar o trabalhador certo
Um estudo realizado recentemente pela ManpowerGroup apurou que 64% das empresas espanholas têm dificuldade em encontrar candidatos com as competências técnicas e sociais necessárias no atual contexto da pandemia, segundo o ‘El Economista’.
De acordo com os especialistas envolvidos na elaboração do documento, a covid-19 causou a maior transformação laboral dos últimos dois séculos, forçando a aceleração da digitalização de muitos setores.
O estudo ManpowerGroup de Proyección de Empleo indica que a pandemia e as mudanças ocorridas para a adaptação ao novo ambiente de trabalho têm causado o maior descompasso entre a formação e qualificação dos trabalhadores com as necessidades operacionais das empresas.
As empresas estão a revelar dificuldades em encontrar profissionais em setores como manufatura, operações e logística (13%) e perfis administrativos ou de suporte de escritório (8%).
“A Covid-19 acelerou a digitalização de muitos processos e agora as empresas estão a procurar a combinação perfeita de conhecimento técnico e habilidades sociais nos seus candidatos”, justifica Francisco Ribeiro, gerente nacional do ManpowerGroup Espanha.
Após a pandemia, as habilidades sociais tornaram-se mais relevantes para muitos postos de trabalho, com as habilidades pessoais, como escuta ativa, trabalho em equipa ou a capacidade de aprendizagem e adaptação, a tornarem-se fatores-chave na seleção dos melhores candidatos, avança o estudo em causa.