Pandemia agrava desigualdades. Os 50 americanos mais ricos valem tanto como os 165 milhões mais pobres

Os 50 americanos mais ricos possuem agora quase tanta riqueza como metade dos Estados Unidos, uma vez que a pandemia está a acentuar as desigualdades entre classes, idades e raças.

Novos dados da Reserva Federal dos Estados Unidos – um olhar abrangente sobre a riqueza dos EUA durante a primeira metade de 2020 – mostram grandes disparidades financeiras.

Enquanto os 1% dos americanos mais ricos têm um valor líquido combinado de 34,2 biliões de dólares, os 50% mais pobres – cerca de 165 milhões de pessoas – detêm apenas 2,08 biliões, ou seja, 1,9% de toda a riqueza familiar.

As 50 pessoas mais ricas do país, entretanto, valem quase 2 biliões de dólares, de acordo com o Índice Bloomberg Billionaires, mais 339 mil milhões de dólares a partir do início de 2020.

A pandemia exacerbou a desigualdade nos Estados Unidos, e não só, com os cortes de postos de trabalho a atingirem trabalhadores dos serviços com salários baixos e o vírus a infectar e matar pessoas de uma forma desequilibrada.

De facto, um relatório do banco suíço UBS, divulgado esta quarta-feira, descobriu que os bilionários aumentaram a sua riqueza em mais de um quarto (27,5%) no auge da crise pandémica, de Abril a Julho, altura em que milhões de pessoas em todo o mundo perderam os seus empregos ou tiveram graves dificuldades financeiras.

De acordo com a Bloomberg, outra razão fundamental para a disparidade da riqueza é que a grande maioria dos americanos não está a beneficiar da subida dos preços das acções. Desde que atingiu um pico de 21,4%, em 2002, os americanos da classe média-alta assistiram a um declínio de 10 pontos percentuais na sua participação no capital das empresas.

Além disso, os 1% mais ricos possuem mais de 50% das acções em empresas e em acções de fundos de investimento, de acordo com dados do Fed. Os seguintes 9% mais ricos detêm mais de um terço das posições em acções, o que significa que o top 10 detém mais de 88% das acções.

Ler Mais





Comentários
Loading...