Pandemia adia entrada em vigor das restrições ao trânsito em Lisboa
O Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, anunciou esta quarta-feira que a entrada em vigor das restrições ao trânsito em Lisboa será adiada devido à pandemia do novo coronavírus.
O controlo deveria começar já entre os meses de Julho e Agosto. No entanto, Medina admitiu, em conferência de imprensa, que irá propor a recalendarização da Zona de Emissões Zero – na Baixa Chiado e parte da Avenida da Liberdade.
Por outro lado, irão manter em execução as obras de espaço público e rede ciclável que estavam já definidas, designadamente ao longo da Avenida da Liberdade, Rossio, Rua do Ouro ou Almirante Reis.
O autarca adiantou também que a Câmara Municipal de Lisboa irá dar seguimento aos «concursos necessários para aquisição de pórticos» e de «outros instrumentos necessários» para que o programa possa saltar do papel numa data a definir.
Medina lembrou que «muitas lojas ainda não abriram e há trabalhadores em casa ou em lay-off», pelo que «não queremos ser mais um elemento de perturbação». «Este não é o momento adequado» para prosseguir com o programa, que, garantiu, «será levado até ao fim».
Em causa está um programa que, recorde-se, determina que apenas veículos com dístico e posteriores a 2000 poderão circular naquelas zonas e apenas os residentes e cidadãos com grau de deficiência poderão estacionar.
O controlo dos acesso funcionará todos os dias, entre as 06:30 e a meia-noite.
*Notícia actualizada às 17:42