“Paletes pandémicas”: Supermercados preparam inverno e aumentam ‘stocks’
As empresas de retalho alimentar preparam-se para um aumento das vendas devido a um possível aumento de casos de covid-19. Os supermercados estão a abastecer mercearias e a armazená-las mais cedo para se prepararem para o Outono e o Inverno, altura em que alguns especialistas de saúde pública alertam para a possibilidade de se assistir a outro pico generalizado de covid-19 e a novas restrições.
As empresas alimentares estão, assim, a acelerar a produção dos artigos mais populares, e os líderes da indústria dizem que, desta vez, não vão ser apanhados desprevenidos face a outro surto pandémico.
Na América, a rede de supermercados Southeastern Grocers assegurou perus e presuntos durante o Verão, meses antes de normalmente iniciar o planeamento do inventário, disse o chefe executivo Anthony Hucker ao The Wall Street Journal (WSJ).
A empresa americana Associated Food Stores começou recentemente a construir “paletes pandémicas” de produtos de limpeza e higienização, pelo que possui sempre algum inventário em armazém, de acordo com Darin Peirce, vice-presidente de operações de retalho para a cooperativa de mais de 400 lojas. A empresa está a estabelecer protocolos para que possa gerir melhor cenários de grande procura.
“Nunca mais vamos operar o nosso negócio sem estarmos preparados para algo assim”, disse, em declarações ao WSJ.
A situação de escassez de mercearias que ocorreu na Primavera, na fase inicial da pandemia, levou a uma mudança na gestão dos inventários do negócio retalhista. Agora, as empresas alimentares estão a acumular stocks de meses, em vez de semanas, de produtos básicos, para melhor se prepararem para este Inverno.
Muitos retalhistas estão a expandir a capacidade de distribuição, aumentando o espaço dos armazéns e modificando os turnos dos funcionários, para estarem prontos para um potencial surto de covid-19 que os especialistas estão a avisar que poderá surgir neste Outono, uma vez que os casos diários estão a crescer novamente em muitos países.
Caso as autoridades restabeleçam as restrições aos restaurantes ou aos locais de trabalho, a procura aumentaria ainda mais.
Em Março, “não sabíamos o que sabemos agora”, disse o vice-presidente executivo da cadeia de fornecimento americana Ahold Delhaize’s Retail Business Services, Chris Lewis.
De acordo com o WSJ, os executivos da indústria não pensam que uma potencial explosão da procura de mercearia no Inverno será tão extrema como em Março, altura em que as pessoas entraram em pânico, temendo o encerramento dos supermercados ou a escassez de alimentos.