Países Baixos entregam F-16 à Ucrânia este outono, garante ministra da Defesa: caças da Dinamarca chegam no verão

Esta segunda-feira, a ministra da Defesa holandesa, Kajsa Ollongren, anunciou em Vilnius, ao lado do seu homólogo lituano, que os Países Baixos vão começar a enviar caças F-16 para a Ucrânia neste outono, o que vai reforçar as entregas programadas para este verão pela Dinamarca.

Kiev procura caças F-16 para contrariar a superioridade aérea da Rússia na linha da frente, local onde os aviões de combate de Moscovo mantêm uma vantagem com capacidades de longo alcance, apesar das densas defesas aéreas da Ucrânia.

Recorde-se que os Estados Unidos aprovaram a transferência de F-16 da Dinamarca e dos Países Baixos em agosto último, enquanto se aguarda a conclusão do treino de pilotos – a formação de pilotos ucranianos e pessoal de terra está em marcha, sendo que Kiev ainda não operou um F-16.

“Temos tudo programado para o projeto, que é treinar pilotos ucranianos, treinar pessoal de manutenção e entregar aos próprios os aviões de combate. Temos planeado um centro de formação na Roménia, onde também estamos a ajudar a começar a treinar ucranianos. Agora estão a ser treinados na Dinamarca, nos EUA e em outros países”, referiu Ollongren.

O plano prescrito pelos aliados implica as primeiras entregas da Dinamarca neste verão: “E se conseguirmos continuar neste caminho, e a Ucrânia tiver tudo a funcionar, claro, no seu próprio país, o primeiro avião será entregue pela Dinamarca neste verão. E esperamos participar das entregas a partir do outono com os nossos F-16”, sustentou a ministra holandesa.

Após a aprovação pelos Estados Unidos, os Países Baixos, Dinamarca e Roménia estão a ajudar a treinar pilotos ucranianos de F-16 para combater a superioridade aérea da Rússia. Atualmente, há 12 pilotos ucranianos que estão a ser treinados na Dinamarca, na Grã-Bretanha e nos EUA, e espera-se que estejam prontos para o combate neste verão.

No entanto, mesmo prontos, apenas 6 dos 45 F-16 prometidos pelos aliados europeus podem ter sido entregues nessa altura.

Ler Mais