Pai do atual ditador da Coreia do Norte terá sido o inventor do… burrito, segundo a propaganda estatal

O pai do ditador da Coreia do Norte Kim Jong-un terá inventado… o burrito, de acordo com um meio de comunicação estatal norte-coreano. Um vídeo de propaganda mostra cidadãos a comer o favorito Tex-Mex, apesar da escassez generalizada de alimentos no país.

Kim Jong-il teve a ideia dos ‘wraps de trigo’ em 2011, pouco tempo antes de sofrer o ataque cardíaco fatal, conforme revelou o jornal britânico ‘Sun’, citando uma reportagem no Rodong Sinmun. O porta-voz de Pyongyang também afirmou que o atual ditador demonstrou um “interesse meticuloso” pelo prato e que ele está “crescendo” entre a população.

A abundante quantidade de alimentos contrasta com a escassez relatada no país isolado e reservado. “A maioria dos cidadãos não tem dinheiro para comprar comida estrangeira”, garantiu Hyun-seung Lee, que nasceu em uma família de elite da Coreia do Norte, mas fugiu em 2014, relatou o ‘Sun’, que confirmou que não há ingredientes suficientes para recriar iguarias estrangeiras.

“Nunca vi burritos ou wraps à venda na Coreia do Norte”, acrescentou. “A taxa de penetração da comida ocidental na Coreia do Norte é extremamente baixa, porque há muito poucos restaurantes onde você pode comê-la e os ingredientes dos alimentos não são diversos”, apontou, acrescentando: “Vários ingredientes culinários, como leite, queijo e temperos estão absolutamente ausentes.”

A origem precisa do burrito não é clara, mas a palavra aparece num dicionário mexicano de 1895, que o descreve como um item regional do estado mexicano de Guanajuato.