Pai de Boris Johnson enfrenta multa de 200 libras por não usar máscara

O pai do primeiro-ministro do Reino Unido, Stanley Johnson, enfrenta uma multa de 200 libras depois de ter sido visto a violar uma das regras implementadas para conter a propagação da covid-19. Foi visto a fazer compras sem máscara, num quiosque local de jornais no Oeste de Londres.

Numa conferência de imprensa em Downing Street, Boris Johnson apelou esta quarta-feira às pessoas para “seguirem as orientações”, sublinhando a importância de usar o equipamento de protecção individual, particularmente a máscara, em lojas e transportes públicos.

Depois de ter sido apanhado sem máscara, o pai do primeiro-ministro britânico admitiu que “talvez não estivesse 100% a par das regras”, uma vez que Stanley Johnson, de 79 anos, regressou há pouco tempo da Grécia, e disse que estava “extremamente arrependido”.

“Talvez não estivesse 100% a par da situação, mas foi o meu primeiro dia de regresso à Inglaterra depois de três semanas fora”, disse ao The Mirror. “Portanto, as regras podem ter mudado nesse tempo. Lamento imenso o ‘deslize’ e apelo absolutamente a toda a gente a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para se certificar de que seguem as regras sobre máscaras e distanciamento social”, acrescentou.

Boris Johnson não concordou com a decisão do pai de ter viajado para a sua casa na Grécia, ignorando, assim, a orientação do Ministério dos Negócios Estrangeiros que afirmava que ninguém deveria viajar a não ser que fosse essencial.

“Foi sempre absolutamente claro por parte do Governo grego que a única coisa que estavam a proibir eram as pessoas que vinham de voos directos da Grã-Bretanha”, argumentou, na altura, Stanley Johnson.

Desde o início, o Reino Unido já registou mais de 455 mil casos de infecção e mais de 42 mil mortes por covid-19, segundo dados da universidade Johns Hopkins.

Ler Mais