Pagar em várias vezes incentiva portugueses a comprar online

O pagamento fraccionado parece ser um aliado dos consumidores portugueses. Um estudo elaborado pelo Oney revela que 61% recorre a este meio de pagamento, dividindo em diferentes parcelas o preço de determinada compra. O mesmo se verifica em Espanha, França e Polónia, onde o Oney também analisou o comportamento dos compradores.

Juntando os quatro países analisados, seis em cada 10 consumidores utiliza o pagamento fraccionado pelo menos uma vez por ano. Em Portugal, 17% afirma utilizá-lo sempre que pode, ou uma a duas vezes por mês. Há ainda quem diga que a possibilidade de pagar em diversas vezes é um incentivo para comprar online (14%).

Além disso, 25% dos portugueses inquiridos diz escolher fazer compras nas marcas que apresentam possibilidade de pagamento fraccionado. A classe entre os 18 e os 34 anos é a que está mais atenta a esta opção.

Os consumidores, genericamente, utilizam este tipo de pagamento maioritariamente para montantes entre os 100 e os 500 euros. Em Portugal, neste intervalo de valor é utilizado por 29% dos inquiridos.

O mesmo estudo, realizado em parceria com o Oney Bank, Opinion Way e Altavia, mostra que portugueses, espanhóis, franceses e polacos utilizam, em média, mais de cinco métodos de pagamentos, entre eles, o cartão bancário, pagamento em dinheiro e cheque bancário. Em Portugal, destaca-se o pagamento com cartão bancário, utilizado por 98% – destes, 44% utiliza-o sistematicamente.

O pagamento com dinheiro é o segundo meio preferido dos portugueses, sendo utilizado por 94 dos inquiridos – destes, 25% usa-o sistematicamente.

Segurança ainda é uma preocupação

Os consumidores dos quatro países em análise mostram-se familiarizados com métodos de pagamento inovadores: 10 a 25% já pagou compras via telemóvel, recorrendo a dados biométricos, dispositivos conectados ou redes sociais. Em Portugal, três em cada 10 consumidores usam os telemóveis para efectuar pagamentos.

No entanto, a segurança ainda é uma preocupação. Segurança é, aliás, o principal critério para os portugueses na escolha de um meio de pagamento. Seguem-se confidencialidade, rapidez no momento de pagar e simplicidade.

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