Pagar compras só com a mão: Amazon implementa nova forma de pagamento

A Amazon está a começar a implementar um sistema de digitalização da palma da mão nas suas lojas, segundo um comunicado citado pela agência ‘Bloomberg’. A inovação serve não só para controlar as entradas, mas também para efetuar pagamentos.

Inicialmente, os scanners estarão disponíveis como opção em duas lojas da empresa em Seattle, contudo estão a decorrer «discussões ativas» para apresentar a tecnologia em lojas de terceiros, ainda que para já não existam informações oficiais.

O sistema, ‘Amazon One’, pode ser usado para pagar numa loja, ou entrar em locais como escritórios ou estádios, bastando para isso, apenas passar a mão num scanner.

A Amazon refere que o reconhecimento da palma da mão é considerado «mais privado do que algumas alternativas biométricas, visto que não é possível determinar a identidade de uma pessoa ao olhar para uma imagem da sua mão», segundo a Bloomberg.

Os clientes podem inscrever-se na iniciativa deslocando-se a uma das duas lojas, inserindo os dados do cartão de crédito e o número do telemóvel num dispositivo e digitalizando a palma da mão num leitor biométrico. O processo demora menos de um minuto, segundo a Amazon, e os clientes podem registar as duas mãos.

Em 2019, a Amazon patenteou uma tecnologia que identificava as mãos das pessoas através da análise de características como rugas, veias e até ossos. A empresa optou por usar impressões da palma da mão, porque cada pessoa é única e não muda com o tempo. para além disso a pessoa tem de passar a mão pelo scanner para que a aplicação funcione, «o que torna impossível para pagar acidentalmente compras que não são suas».

As informações são armazenadas de forma individual. «Levamos a segurança de dados muito a sério e protegemos todos os dados confidenciais, como a sua assinatura e informações de pagamento, de acordo com os altos padrões de segurança da Amazon», disse a empresa.

Ler Mais





Comentários
Loading...