Pagamentos em Bitcoin diminuem em 2021 mas crescem outras criptomoedas
No ano de 2021 assistiu-se a uma mudança no tipo de criptomoedas usadas para compras. Em 2020 o pagamento em Bitcoin dominava as transações com 92%, mas em 2021 a criptomoedas mais popular do mercado viu a sua quota de pagamentos descer para 65%. No geral, em 2021 o volume de pagamentos aumentou 57%.
Estes são os dados divulgados pela BitPay Inc., um dos processadores de pagamentos criptográficos mais conhecidos do mundo, de acordo com um relatório da Bloomberg.
Os dados mostram que a utilização da Bitcoin em empresas que usam o seu sistema de pagamento caiu para cerca de 65% das transações processadas em 2021. Por outro lado, a Ether representou 15% de todas as transações, enquanto outras moedas, como Litecoin e Dash, aumentaram a sua quota de pagamentos.
Estes resultados são influenciados pela maior utilização de stablecoins por parte dos consumidores, como forma de fugir às constantes oscilações no mercado e consequente risco de perdas, o que contribuiu para a utilização de moedas alternativas para pagamentos, defende o relatório, e acordo com o ‘Cointelegraph’.
De acordo com a BitPay, a maioria das transações de criptomoedas do ano passado foram em itens de luxo, como joias, relógios e automóveis, sendo que o volume de transações aumentou 31% em 2021, de 9% em 2020, sublinha Stephen Pair, CEO da BitPay.