“Pagamentos [do gás] em rublos são uma violação das sanções”, alerta von der Leyen

O grupo russo Gazprom anunciou hoje que suspendeu todas as suas entregas de gás à Bulgária e à Polónia, dois países membros da União Europeia por não terem feito o pagamento em rublos. Mesmo assim, fontes próximas do assunto revelam que já quatro compradores europeus pagaram gás em rublos.

No entanto, segundo avança a agência ‘Bloomberg’, quatro compradores europeus de gás russo já pagaram em rublos. Citando uma fonte da Gazprom, a publicação disse ainda que já há um total de 10 compradores europeus com contas especiais em rublos no Gazprombank.

Numa conferência de imprensa, a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, quando questionada sobre esta notícia, explicou que a orientação da comissão é muito clara: “Pagamentos em rublos são uma violação das sanções”.

A dirigente explicou ainda que “o pedido do lado russo para pagar em rublos é uma decisão unilateral e não vai ao encontro dos contratos”.

“As empresas com tais contratos não devem aceder às exigências russas. Isto seria uma violação das sanções, o que representaria um risco elevado para as empresas”, concluiu von der Leyen.

Ler Mais