Os Simpsons continuam a ‘prever’ o futuro: responsável da mítica série de animação explica fenómeno
Quem nunca viu um episódio de ‘Os Simpsons? A série animada de Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie, além de ter reservado um lugar na história da televisão, tem uma particularidade: tem tido sucesso a prever o futuro.
Os fãs do programa há muito que têm testemunhado a capacidade dos argumentistas do programa da FOX para prever vários eventos atuais importantes: desde a compra da 20th Century Fox pela Disney até à presidência de Donald Trump e, mais recentemente, a previsão da corrida presidencial da vice-presidente Kamala Harris, ‘Os Simpsons’ estão numa série de vitórias.
Mas o método da sua magia não é tão glamoroso ou misterioso como os fãs podem imaginar. “Bem, a resposta rabugenta que dou sempre e que ninguém gosta é que se estudarmos história e matemática, seria literalmente impossível para nós não prever as coisas”, destacou o showrunner e produtor executivo Matt Selman, em declarações exclusivas à ‘People’. “Se disser coisas suficientes, algumas vão sobrepor-se à realidade, e então esse é o elemento matemático. O elemento histórico é que se fizer um espetáculo baseado no estudo das tolices passadas da humanidade, certamente que está a antecipar a futura tolice da humanidade à medida que se afunda ainda mais na tolice justa.”
Nesta altura, a série ‘Os Simpsons’ soma já 34 previsões do futuro corretas – segundo Selman, que trabalhou na série desde 1997, começando como escritor, a única coisa que os escritores “odeiam” é quando os “fãs colocam imagens obviamente falsas online e dizer: ‘previmos coisas que não previmos'”.
“Era melhor quando as previsões previam apenas eventos horríveis reais, e não pessoas a fingir que previmos eventos horríveis”, apontou, acrescentando que é “muito deprimente e desanimador que as pessoas queiram tanto que a magia seja verdadeira que simplesmente comecem” a fazer criar cenários que nunca apareceram no programa.
‘Os Simpsons’, criados por Matt Groening, fizeram a sua estreia na FOX a 17 de dezembro de 1989. Dan Castellaneta, Julie Kavner, Nancy Cartwright, Yeardley Smith, Hank Azaria e Harry Shearer completaram o elenco principal de vozes do programa.