Os segredos das pessoas mais produtivas (hora a hora)

Aproveitar o tempo, saber quando dormir ou gerir momentos pouco rentabilizados. São algumas regras de pessoas produtivas, aqui retratadas e partilhadas.

Por Laura Vanderkam, colaboradora da Fast Company

Sem tempo para exercício, para networking ou voluntariado, para ler, meditar ou qualquer outra prioridade que continua a ser relegada na lista de coisas a fazer? Um especialista em gestão de tempo demonstra como é fácil arrancar minutos, até horas, a horários difíceis. Sim, até mesmo aos vossos.

6H30

Esqueçam o botão “snooze” do despertador. Levantem-se imediatamente. Trinta minutos de margem dão tempo suficiente para correr numa passadeira (ou lá fora!) durante 20 minutos. Basta isto quatro vezes por semana para cumprir as directrizes de “exercício vigoroso” do CDC – e para se sentirem com mais energia do que teriam com meia hora extra de sono.

7H15

Meditem/rezem/dêem graças no banho. A maioria das pessoas deixa a mente vaguear durante o banho, de qualquer das formas. Porque não levar isso numa direcção positiva?

7H45

Instalem uma aplicação de leitura (Kindle, Instapaper, Pocket) no telemóvel. Um estudo recente da Asurion revelou que os norte-americanos olham para o telemóvel, em média, 80 vezes por dia. Usem 10 dessas vezes para lerem um artigo ou um livro. Até é possível ler o “Guerra e Paz” na aplicação Kindle: os capítulos de Tolstoi são pequenos, ideais para pausas de três minutos.

8H

Viajem com um amigo. Pode não ser prático fazê-lo todos os dias, mas partilhar trajectos e viagens com um amigo – ou parceiro de trabalho – pelo menos uma vez por semana, transformará um tempo (geralmente) desperdiçado no ponto alto social do seu dia.

9H

Estabeleçam a regra 20/45. A maior parte das reuniões de 30 a 60 minutos pode ser cortada para 20 a 45, com disciplina. O que vos fará ganhar tempo. Tentem não preencher o tempo extra com mais reuniões.

10H45

Façam pausas sem fumar. Fumar é terrível, mas sair da secretária e ir lá fora de vez em quando é inteligente. Imitem os fumadores – sem darem uso a isqueiros – ao darem uma volta rápida e revigorante ao almoço e a meio da tarde.

12H

Cortem nos afazeres e limitem as idas a lojas virtuais. Segundo o American Time Use Survey, os norte-americanos gastam em média mais de 40 minutos por dia a comprar coisas. Com algum planeamento, este tempo pode ser facilmente diminuído para metade.

14H15

Usem as pequenas pausas para mentoring. Peçam a um colega mais jovem que fale convosco durante 15 minutos. (Bónus: Fora do escritório é mais provável que façam perguntas sérias.)

17H30

Não temam os compromissos. Se querem ser voluntários num centro de sem-abrigo, num programa de literacia ou numa sopa dos pobres, vão. Inscrevam-se num programa regular, como por exemplo à sexta-feira ao final do dia. Terão uma boa desculpa para recusar aquele pedido de reunião às cinco da tarde.

18H

Organizem um jantar improvisado no domingo à noite. Ou uma “happy hour” todas as segundas-feiras, ou qualquer evento recorrente com amigos que não tenha de ser planeado ao pormenor. As pessoas detestam ter de planear encontros. Poupem tempo para a socialização em si.

20H

Coloquem um limite nas tarefas domésticas. Os norte-americanos gastam em média cerca de 30 minutos por dia a tratar de tarefas domésticas (não contando com cozinhar e limpar a cozinha). Definam 15 minutos por dia para arrumações. Se não acabarem no final desse tempo, é porque não era urgente.

21H30

Desliguem o televisor. Os norte-americanos com empregos a tempo inteiro ainda conseguem ver mais de duas horas de televisão por dia, segundo o ATUS. Cortem isso para 90 minutos e ficam com 30 minutos para ler, tocar um instrumento musical ou falar com amigos e família sem grande sacrifício.

22H30

Definam uma hora de ir dormir. Ir para a cama cedo é a melhor forma de fazer com que os adultos durmam. Assim é menos provável que carreguem no botão “snooze” de manhã, para começarem o dia de forma produtiva.

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