Os quatro estilos de liderança que deve evitar se quiser ser um bom líder

Ser um bom líder nem sempre é fácil, pois normalmente requer muitas tentativas e muitos erros para alcançar o estilo de liderança ideal. No entanto, essas tentativas fazem parte e são essenciais para ajudar a melhorar a eficácia e a produtividade nos locais de trabalho, encorajar a lealdade dos funcionários e manter os níveis de moral elevados.

Deste modo, seguem alguns exemplos dos tipos de liderança que devem ser evitados para impedir um ambiente negativo nas equipas:

– “Microgestão” extrema: qualquer gestor sabe que o seu trabalho depende da eficiência das suas equipas, o que pode fazer com que alguns líderes gostem de controlar de perto o que os funcionários estão a fazer. No entanto, isso pode prejudicar acentuadamente a produtividade e dar a sensação de falta de confiança.

– Gestão autocrática: apesar de um bom líder ter de ser capaz de tomar decisões, não deve fazê-lo para todos os momentos decisivos do trabalho. É importante saber ouvir quem o rodeia e pedir ajuda e opinião na tomada de decisões, senão vão sentir-se desvalorizados, apesar de ter a responsabilidade de dar a palavra final.

– Gestão visionária: é importante ter alguém com um pensamento visionário na equipa, mas é ainda mais importante que um líder desse estilo não esteja sempre cheio de trabalho, pelo simples facto de serem pessoas que tornam todos os assuntos urgentes e costumam recusar ajuda dos outros.

 -Gestão negligente: qualquer equipa precisa de uma certa independência, mas não faz sentido escolher uma gestão que evita ter de liderar e se concentram noutras tarefas. É indispensável estar sempre disponível para qualquer dúvida ou preocupação apresentada, pois se isto não acontecer, os funcionários podem deixar de ser produtivos ou avançar sem orientação.

Ler Mais