Os mais ricos também choram: Zuckerberg, Musk e Bezos perdem quase metade das suas fortunas em apenas um ano

Perante o clima incerto que enfrentamos, devido à guerra na Ucrânia, ao aumento acentuado da inflação e aos problemas nas cadeias de abastecimento, são várias as dificuldades enfrentadas pelas famílias e pelas empresas. E estas dificuldades, chegam também aos mais ricos.

Segundo o ‘elEconomista’, os “três mosqueteiros” do setor tecnológico perderam, só no último ano, com o colapso do Nasdaq, 316 mil milhões de euros: os responsáveis da Meta, Mark Zuckerberg, Tesla, Elon Musk e Amazon, Jeff Bezos, somavam, em novembro de 2021, 655 mil milhões de euros e, atualmente, têm apenas 345 mil milhões de euros.

Este valor corresponde a uma perda de 47,1% das fortunas.

Falando sobre cada caso em específico, a publicação dá conta de que Musk e Bezos registaram uma redução do valor do seu património no mercado de ações em 41%, ou seja, o CEO da Tesla perdeu 141 mil milhões de euros desde novembro de 2021, enquanto que o fundador da empresa de comércio eletrónico perdeu 81 mil milhões de euros no mesmo período.

O dono da Meta (ex-Facebook), sofreu perdas mais acentuadas de 71% no mesmo período, o que corresponde a um valor de 88 mil milhões de euros.

 

Outros multimilionários das grandes tecnológicas

No entanto, os três acima referidos não são os únicos do setor a registar quedas acentuadas no património.

A publicação espanhola dá conta do caso de Sergei Brin e Larry Page, fundadores do Google, que perderam 49 e 46 mil milhões de dólares (cerca de 49,2 e 46,1 mil milhões de euros, ao câmbio atual) no mesmo período. Steve Ballmer e Bill Gates, os “pais” da Microsoft, também registaram perdas de 42 e 30 mil milhões de dólares, respetivamente.

Os pais da Microsoft também foram escaldados pela queda das ações das gigantes do software, com perdas de 42 bilhões na carteira de Steve Ballmer e 30 bilhões na de Bill Gates . Larry Ellison, pai da Oracle, ele agora é US$ 25 bilhões menos rico do que era em novembro de 2021 e Michael Dell perdeu US$ 12 bilhões.

Ler Mais