Os mais ricos dos EUA estão a doar as suas fortunas
Warren Buffett planeia doar acções da Berkshire Hathway no valor de 3,6 mil milhões de dólares (3,2 mil milhões de euros) a cinco organizações de solidariedade. Segundo a Bloomberg, trata-se de uma das maiores doações de sempre por parte do magnata norte-americana mas Warren Buffett não está sozinho na vontade em ajudar os outros.
Jim Walton, herdeiro do império Walmart, doou 1,2 mil milhões de dólares (aproximadamente mil milhões de euros) em acções. Já Bernie Marcus, co-fundador da Home Depot, afirmou no último fim-de-semana que pretende doar praticamente toda a sua fortuna – avaliada em 4,5 mil milhões de dólares (3,99 mil milhões de euros) – antes de morrer.
A mesma agência noticiosa justifica a onda de doações com o actual debate em torno da forma como os homens mais ricos dos Estados Unidos da América devem usar o seu dinheiro para ajudar a corrigir desequilíbrios económicos. Na última semana, por exemplo, um grupo de pessoas como George Soros (investidor) e Chris Hughes (co-fundador do Facebook) sugeriu a criação de um imposto de riqueza destinado a iniciativas em prol do ambiente e saúde pública.
Por outro lado, há quem aponte a criação de instituições como a Bill & Melinda Gates Foundation como melhor opção. É o caso de Warren Buffett, que já doou cerca de 34 mil milhões de dólares (30 mil milhões de euros) desde 2006 e que escolheu a fundação de Bill Gates como um dos destinatários.