“Os investidores enfrentarão uma semana agitada na frente macroeconómica”, alerta analista

As ações europeias recuperaram no início desta semana, com os investidores a afastarem o risco dos mercados, na sequência dos resultados da primeira volta das eleições legislativas em França.

Os índices CAC-40 e STOXX-50 subiram nesta segunda-feira, com fortes desempenhos registados em quase todos os setores, depois dos investidores terem conseguido mais clareza quanto às perspetivas políticas em França. Apesar do movimento de extrema-direita ter saído vencedor desta primeira volta, os investidores ficaram satisfeitos por Marine Le Pen não ter conseguido assegurar a maioria absoluta necessária para ganhar as eleições, uma vez que atenuou os receios de um “Frexit” que poderia ter sido desencadeado se um dos extremos tivesse conquistado o poder nesta que é a segunda maior economia da Europa.

Agora, observamos uma recuperação das ações francesas, o que contribuiu simultaneamente para apoiar uma subida do índice pan-europeu.

No entanto, ainda é esperada a segunda volta das votações no próximo fim-de-semana e nada está descartado. Os investidores enfrentarão uma semana agitada na frente macroeconómica, com a divulgação de um conjunto de dados importantes, como os PMI e os IPC da União Europeia, juntamente com futuros discursos de Lagarde. Será uma semana volátil para as ações da UE nesta semana.

Pierre Veyret
Analista da ActivTrades