Os Certificados de Aforro vão mudar? Governo quer produto de poupança mais atrativo

Desde o final de 2023, as famílias portuguesas têm retirado dinheiro dos certificados de aforro, levando o Governo a estudar medidas para reverter esta tendência. A principal preocupação é equilibrar o atrativo destes produtos com a gestão sustentável da dívida pública.

Durante uma audição na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, o ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, admitiu que o Executivo está a analisar o tema e que novas medidas estão sendo consideradas para tornar os certificados mais atrativos.

Especialistas consultados pelo ‘Negócios’ sugerem que o Estado deve evitar riscos desnecessários e não competir com os depósitos a prazo dos bancos. Em vez disso, defendem que a emissão de dívida a longo prazo, como os certificados do Tesouro, seria mais apropriada.

A procura por certificados de aforro cresceu no passado devido à subida das taxas de referência na Zona Euro, levando o Governo a rever as regras e lançar a série F, com um limite máximo de 50 mil euros por conta e uma taxa-base atrelada à Euribor a três meses, com um teto de 2,5%. Os certificados do Tesouro, ao contrário, têm mostrado um decréscimo constante desde novembro de 2021.

João Moreira Rato, presidente do Instituto Português de Corporate Governance e ex-líder do IGCP sugere que o Governo utilize este instrumento, com maturidade e taxas fixas, para reduzir riscos. João Queiroz, chefe de negociação do Banco Carregosa, concorda e destaca a maior procura por dívida portuguesa no mercado obrigacionista de longo prazo, tornando desnecessário pagar prémios de permanência nos certificados de aforro.

Luís Mateus, da Golden Wealth Management, também considera que o momento atual não justifica o financiamento de curto prazo pelos certificados de aforro. Em caso de necessidade, ele recomenda recorrer aos certificados do Tesouro, confiando que instituições públicas poderiam absorver estas necessidades.

Ler Mais





Comentários
Loading...