Orçamento Suplementar prevê ajuda máxima de 1200 milhões à TAP

O secretário de Estado do Tesouro, Álvaro Novo, anunciou que o Orçamento Suplementar prevê um teto máximo de 1200 milhões de euros.

«O processo de ajuda à TAP ainda não está concluído. Já fizemos o pedido de auxílio de Estado à Comissão Europeia e, neste momento, aguardamos por uma decisão», disse.

O Governo e a Comissão Europeia deverão chegar a acordo ainda esta semana. Ainda assim, «o Orçamento de Estado já prevê um montante máximo de 1200 milhões de euros, decomposto em duas componentes. Uma corresponde ao cenário-base, aquele que previsivelmente irá acontecer ao longo destes próximos meses».

No entanto, «foi também colocada uma percentagem adicional para que se possa fazer face à incerteza da situação do sector da aviação comercia».

Recorde-se que o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, disse, ontem, que o Governo espera pela resposta do accionista privado na TAP, a Atlantic Gateway, sobre as condições do Estado para intervir na companhia aérea. «Faremos uma intervenção na TAP. Estamos prontos para a fazer numa questão de dias, falta o [acionista] privado aceitar as condições que o Estado apresentou. É um processo que carece da autorização da Comissão Europeia», afirmou.

A TAP, recorde-se, é detida em 50% pelo Estado, através da Parpública, em 45% pelo consórcio privado Atlantic Gateway e em 5% pelos trabalhadores.

*Notícia actualizada às 20:33

Ler Mais





Comentários
Loading...