“Orçamento bom para o país e que procura resolver o problema das pessoas”: Governo apresenta OE2025
Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças, apresentou no Salão Nobre do ministério, o Orçamento do Estado para 2025 – o primeiro apresentado pelo Governo liderado por PSD e CDS-PP. Pode acompanhar a emissão aqui.
“Este OE procura refletir o que são as prioridades do Governo e o que foi a atuação destes últimos seis meses, os programas, as medidas que foram desenvolvidas e o que o Executivo pretende que seja para o ano de 2025. É um orçamento que procura responder aos problemas das pessoas, procura baixar impostos para famílias, para os jovens e para as empresas. Procura reforçar a componente rendimentos para famílias, jovens e pensionistas, valorizar a Administração Pública, as carreiras e condições de serviço”, começou por dizer Miranda Sarmento, que abriu a agradecer à equipa de secretários de Estado e às equipas dos gabinetes ministeriais que “durante 6 meses trabalharam de forma inexcedível”.
“É um orçamento bom para o país, bom para as famílias e que procura resolver o problema das pessoas”, indicou o ministro. “Este OE tem três objetivos: recuperar o país, reformar a economia e relançar Portugal, sempre com responsabilidade orçamental.”
O governante salientou ainda que o documento prevê a descida de impostos, o reforço de rendimentos, a valorização da administração pública e a aposta na execução do Plano de Recuperação e resiliência (PRR).
Com a atual composição do parlamento, onde PSD e CDS não têm maioria absoluta, o OE2025 pode ser aprovado, à esquerda, com a abstenção do PS ou, à direita, com os votos dos 50 deputados do Chega. Luís Montenegro não deu sinais, até agora, de um entendimento à direita.
(em atualização)
OE2025: Governo prevê crescimento de 1,8% em 2024 e 2,1% em 2025
OE2025: Governo prevê excedente de 0,4% este ano e 0,3% no próximo
OE2025: Mínimo de existência avança para 12.180 euros acompanhando subida do salário mínimo
OE2025: Taxa do IRC baixa de 21% para 20% em 2025 sem referência a descidas futuras
OE2025: IRS Jovem alargado até aos 35 anos e com custo estimado de 525 M€
OE2025: Saúde aumenta 9% e ultrapassa os 16 mil milhões de euros