Operação ‘Spring Break 2023’: GNR começa hoje fiscalização de fronteiras e autocarros que levam estudantes para viagem de finalistas

A Guarda Nacional Republicana (GNR) começa hoje uma operação de sensibilização junto da comunidade escolar e de fiscalização nas fronteiras terrestres no âmbito das deslocações em viagens de finalistas.

Em comunicado, a GNR adianta que a operação “Spring Break 2023”, que se realiza em duas fases, envolve ações de sensibilização junto da comunidade escolar e de fiscalização nas fronteiras de Vilar Formoso, no distrito da Guarda, Caia, em Portalegre, e Vila Real de Santo António, em Faro.

O objetivo da operação é, segundo a guarda, a prevenção de comportamentos de risco por parte da população jovem, que se desloca nesta altura do ano para o sul de Espanha e Catalunha em viagem de finalistas.

Na primeira fase, que decorre entre terça e quinta-feira a GNR vai realizar ações de sensibilização junto dos jovens, visando a consciencialização e sensibilização dos estudantes para os comportamentos de risco associados “ao consumo de drogas e álcool inerentes às viagens de finalistas e férias escolares, direcionadas para o grupo-alvo de alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade”.

Entre os dias 03 e 14 de abril, altura em que decorrem as férias escolares do fim do 2.º período e muitos jovens aproveitam para realizar as viagens de finalistas, a GNR vai fazer uma operação de fiscalização destinada a sensibilizar os jovens que nesta época viagem para as zonas balneares do sul de Espanha.

“Por questões de segurança, a guarda irá monitorizar estas viagens, que normalmente são efetuadas em autocarros, através de ações de fiscalização orientadas para as fronteiras terrestres”, refere a GNR.

A segunda fase decorre entre 31 de março e 3 de abril, com ação dos militares dos Comandos Territoriais, e com o apoio da valência de investigação criminal e de binómios cinotécnicos de deteção de droga, em coordenação com a Guardia Civil espanhola.

Consistirá em ações de fiscalização junto às fronteiras terrestres, com o objetivo de detetar a prática de ilícitos associados ao consumo de droga, bem como de garantir as condições de segurança dos veículos que efetuam os transporte de jovens para os destinos da viagem de finalistas, e na viagem de regresso.

Ler Mais





Comentários
Loading...