OMS apela à vacinação generalizada contra a gripe este ano
Este ano devem ser administradas vacinas anti-gripais generalizadas, para ajudar a afastar o risco de complicar as infecções por SARS-CoV-2, disse esta terça-feira o conselheiro sénior da Organização Mundial de Saúde (OMS), Bruce Aylward.
“No ano passado, a covid-19 atingiu o hemisfério norte enquanto saíamos da época da gripe”. Por isso, é “importante aumentar as taxas de vacinação contra a gripe este ano, mesmo em relação aos anos anteriores, porque precisamos dessa capacidade, potencialmente para gerir a covid-19”, disse Aylward na conferência de imprensa da OMS desta terça-feira.
“Estamos a entrar numa época de transmissões, doenças respiratórias, daí a nossa preocupação em termos todas as capacidades possíveis optimizadas para sermos capazes de gerir [a covid-19] e parte disto vai significar conseguir gerir a gripe”.
Mais de 21,9 milhões de pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus em todo o mundo e 772.647 morreram, de acordo com uma contagem da agência Reuters.
A epidemiologista da OMS, Maria Van Kerkhove, referiu na conferência em Genebra que os estudos até à data mostram que menos de 10% da população tem provas de anticorpos contra o vírus.