OMS alerta para terceira vaga da pandemia na Europa no início de 2021

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a Europa corre um “alto risco” de sofrer uma nova onda de infeções pelo novo coronavírus nas primeiras semanas ou meses de 2021, após o quadro festivo. Neste sentido, a OMS apela para o cumprimento das medidas de prevenção, como o uso de máscara, durante as reuniões familiares no Natal.

“Apesar de ter registado alguns progressos frágeis, a transmissão da covid-19 na Europa continua generalizada e intensa. Há um alto risco de um novo ressurgimento de casos nas primeiras semanas e meses de 2021, portanto, temos de trabalhar juntos se quisermos ter sucesso na prevenção”, alerta o departamento europeu da agência das Nações Unidas em comunicado.

Por este motivo, a OMS destaca a necessidade de todos os cidadãos cumprirem a ‘obrigação’ de evitar uma nova vaga da covid-19 e de não subestimarem a importância dos seus atos, pois podem influenciar a evolução da pandemia.

Apesar dos riscos, o órgão das Nações Unidas lembra que existem algumas medidas simples de prevenção que as pessoas podem cumprir para que o Natal seja celebrado da “forma mais segura possível”.

Especificamente, a agência mundial de saúde aconselha o adiamento ou redução das celebrações religiosas e dos mercados de Natal em países com ampla transmissão comunitária, embora tenha destacado a importância de realizá-los ao ar livre nos países com menor índice de infeção, garantindo o devido distanciamento físico, higienização das mãos e uso de máscara.

A OMS lembra também que as reuniões familiares, mesmo as mais pequenas, podem ser especialmente “perigosas” porque reúnem grupos de pessoas com faixas etárias diferentes, de jovens e idosos, e de agregados familiares diferentes, que podem não estar a seguir os mesmo cuidados no que toca à prevenção dos contágios.

“Os ajuntamentos devem ser realizados ao ar livre, se possível, e as pessoas devem usar máscaras e manter a distância física. Se as reuniões forem realizadas em ambientes fechados, deve ser limitado o tamanho do grupo e garantir uma boa ventilação, essencial para reduzir o risco de exposição ao vírus”, recomenda.

A OMS sublinha ainda que pode ser desconfortável usar máscaras e manter o distanciamento físico quando se está com amigos e familiares, “mas isso contribui significativamente para garantir que todos permaneçam seguros e saudáveis”.

Por último, no que diz respeito às viagens e deslocações, a agência de saúde recomenda evitar qualquer meio de transporte que possa estar “lotado”.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) também já deu as recomendações para o período festivo. O subdiretor-geral da saúde, Rui Portugal, apresentou esta terça-feira um conjunto de medidas práticas que devemos considerar para esta época do ano que se aproxima, Natal e Ano Novo.

Covid-19: DGS dá dez recomendações para a quadra festiva

Ler Mais