Olá, verão: hoje é o dia mais longo do ano no hemisfério norte

Hoje arranca o verão: a data é determinada pela ocorrência do solstício de verão, que se dá às 20:51. Este será o dia mais longo do ano – e a noite mais curta – no hemisfério norte. O verão irá decorrer até dia 22 de setembro, quando ocorre o equinócio do outono.

O solstício de verão em qualquer um dos hemisférios da Terra ocorre quando este hemisfério está inclinado o mais próximo ao Sol e recebe a máxima luz do dia. Veja as datas dos próximos:

Hemisfério Norte

– 2025: 21 de junho, 02:42 GMT
– 2026: 21 de junho, 08:25 GMT
– 2027: 21 de junho, 14:11 GMT
– 2028: 20 de junho, 20:02 GMT.

Os solstícios, explica o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) são os “pontos da eclíptica em que o Sol atinge as alturas (distância angular) máxima e mínima em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação solar atinge extremos: máxima no solstício de verão (+23° 26′) e mínima no solstício de inverno (-23° 26′)”.

O solstício descreve assim o ponto exato em que, ao olho humano, o sol parece ‘parado’ no céu, dado o astro central do nosso sistema “travar o movimento diário de afastamento ao plano equatorial e ‘estacionar’ ao atingir a sua posição mais alta ou mais baixa no céu local”.

O momento é celebrado em todo o mundo, mas com especial particularidade no Stonehenge, em Inglaterra. Este famoso círculo de pedras gigantes, apontado como templo ou local de cerimónias religiosas, é tido como um referente astronómico. Hoje, o sol nasce alinhado duplamente com a pedra de Heel, que se levanta à entrada do Stonehedge.

Depois do nascer do sol, em que milhares de pessoas se concentram neste dia no monumento, as celebrações continuam pelo dia dentro, atingindo o ponto máximo precisamente no momento do solstício.

Ler Mais