OE2024: Atualização em baixa do IRS beneficia mais quem recebe até 2 mil euros mensais brutos
O Governo vai atualizar não só os escalões mas também as taxas do IRS, o que vai permitir a diminuição dos impostos pagos pelos portugueses, sublinhou esta terça-feira o ‘Correio da Manhã’: os maiores beneficiados serão os contribuintes que recebem até 2 mil euros mensais, o que corresponde ao 5º escalão do IRS, que vão sentir a redução das taxas contributivas assim como a ‘reorganização’ dos escalões.
Nos escalões, apontou o jornal diário, os nove patamares são atualizados à taxa de 3%. No lado das taxas, a atualização será feita num intervalo entre os 1,25 e os 3,5 pontos percentuais (uma média de descida de 2,5 pp), embora só até ao 5º escalão, em que os contribuintes recebem até 26.355 euros anuais.
O Governo cobra IRS de forma progressiva: ou seja, a descida das taxas vai afetar os nove escalões tributados uma vez que todo o rendimento entra sempre no 1º escalão e paga a respetiva taxa; já o excedente vai para o 2º escalão e assim sucessivamente. Assim, se as taxas descem, todos beneficiam.