OE2023: Governo fala em abrandamento do petróleo e apreciação do dólar face ao euro em 2023
O ministro das Finanças entregou hoje, no parlamento, às 13:10, a proposta de Orçamento para 2023, a segunda apresentada pelo terceiro executivo liderado por António Costa e que é suportado por uma maioria absoluta do PS.
No documento, fala-se nas perspetivas para 2023 relativamente ao petróleo e ao dólar, prevendo um abrandamento do primeiro e uma apreciação do segundo face ao euro.
“De acordo com as expetativas implícitas nos mercados de futuros, o preço do petróleo deverá abrandar em 2023, para 78 USD/bbl, comparado com valores previstos de 98 USD/bbl em 2022, ao que poderá acrescer uma tendência de apreciação do dólar norte-americano face ao euro”, pode ler-se no documento.
“Em relação ao preço em dólares das matérias-primas não energéticas, o BCE prevê uma quebra em torno de 10% em 2023 (aumento previsto de 7% em 2022)”, acrescenta.
No entanto, o relatório ressalva que o preço do Brent já “tem vindo a desacelerar, estando em setembro de 2022 abaixo do nível verificado em fevereiro, evolução em parte associada à expetativa de uma recessão da economia mundial e ao aumento gradual da produção por parte dos países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP)”.
Recorde-se que a proposta de Orçamento do Estado para 2023 vai ser debatida na generalidade no parlamento nos próximos dias 26 e 27, estando a votação final global do diploma marcada para 25 de novembro.