Ocidente tem de fazer tudo para evitar “terceira guerra mundial” com a Rússia, defende conselheiro de Lula

Depois das declarações polémicas de Lula da Silva nos últimos meses, e depois de o Presidente do Brasil parecer querer adotar um papel de mediador para acabar a guerra entra a Rússia e Ucrânia, um dos principais conselheiros do Chefe de Estado brasileiro vem agora sustentar que os aliados ocidentais da Ucrânia deve fazer tudo para que se evita uma “terceira guerra mundial” com Moscovo.

Celso Amorim, antigo ministro da Defesa e dos Negócios Estrangeiros do Brasil, que é agora o principal conselheiro de Lula Da Silva para as relações internacionais defende, em entrevista ao Financial Times, que “não queremos uma terceira guerra mundial”.

“E mesmo que não tenhamos isso, também não queremos uma nova guerra fria”, acrescentou Amorim, que nas últimas semanas visitou o Presidente da Rússia Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Na entrevista, Celso Amorim sublinha que a Ucrânia não é responsável pelo conflito, mas por ouro lado defendeu que que as preocupações de segurança da Rússia “devem ser tidas em consideração”.

“Não podemos julgar a situação pelo último ano e meio. Esta é uma situação com décadas. Não é culpa da Ucrânia. A Ucrânia é uma vítima, uma vítima do que resta da guerra fria”, sustentou.

Recorde-se que Lula da Silva condenou a invasão russa à Ucrânia, mas tem recusado sempre dar apoio militar a Kiev, ou alinhar com as sanções a Moscovo. Em janeiro, o Presidente brasileiro defendeu que Rússia e Ucrânia partilhavam culpas no conflito”. Depois, em abril, afirmou que os EUA devia “para de encorajar” a guerra na Ucrânia.

Ler Mais