O tubo de aço futurista que vai marcar a nova era dos transportes chegou à Europa. Conheça o Hyperloop

O transporte de alta velocidade está prestes a ser transformado na Europa com o anúncio do Centro Europeu Hyperloop, localizado nos Países Baixos, onde estão prontos para iniciar os testes de uma tecnologia futurista: o hyperloop.

Situado ao longo de uma linha férrea no norte dos Países Baixos, um tubo de aço branco de 420 metros é a peça central deste novo empreendimento, que promete inaugurar uma era revolucionária no transporte de pessoas e mercadorias.

O Centro Europeu Hyperloop será o campo de testes nos próximos anos para o desenvolvimento contínuo desta tecnologia inovadora. O hyperloop foi projetado para reduzir drasticamente o tempo de viagem, e é concebido para transportar passageiros e mercadorias em médias e longas distâncias, atingindo velocidades impressionantes de cerca de 700 km/h num tubo.

Dentro dos tubos, é mantido um ambiente de quase vácuo, enquanto as cápsulas utilizam tecnologia de propulsão e levitação magnética para garantir uma viagem suave e eficiente.

Apesar das expectativas elevadas desde que Elon Musk revelou o conceito do hyperloop, o progresso desta tecnologia tem sido mais lento do que o previsto. No entanto, o diretor do Centro Europeu Hyperloop, Sascha Lamme, expressa otimismo quanto ao futuro: “Espero que a primeira rota hyperloop esteja pronta até 2030, talvez com apenas cinco quilómetros”.

O centro de testes é composto por 34 secções separadas, a maioria com 2,5 metros de diâmetro. Uma bomba de vácuo adjacente ao tubo reduz a pressão interna, minimizando o arrasto e permitindo que as cápsulas atinjam velocidades tão elevadas.

Em novembro de 2020, foi alcançado um importante marco quando duas pessoas se tornaram as primeiras a embarcar numa viagem tripulada a bordo de uma cápsula de alta velocidade, atingindo 172 quilómetros por hora numa pista de 500 metros, na sede da empresa, perto de Las Vegas.

Ler Mais