O seu estilo de comunicação está a afectar a sua carreira? 5 formas de o saber

Tudo o que fazemos é comunicação e isso não podia ser mais verdade em pleno século XXI, em que a comunicação adquire uma relevância preponderante onde quer que seja, nomeadamente, no local de trabalho. Para um grande número de profissionais, ter uma comunicação autoritária é um desafio constante, segundo a escritora de sucesso internacional no campo do coaching executivo, Kathy Caprino, em artigo da revista Forbes.

O seu estilo de comunicação precisa de ser alterado?

Saiba como pode determinar se o seu estilo de comunicação está a prejudicar a sua carreira:

1- As pessoas não respondem bem às suas palavras e acções

Quando falar ou apresentar as suas ideias numa reunião, os seus colegas têm de ter uma resposta positiva. No entanto, se eles não quiserem acompanhar as suas iniciativas e sugestões ou, pelo contrário, pretenderem derrubá-las, pode ser sinal de que não está a fazer passar a sua mensagem da melhor forma. No final, deve gerar nos outros lealdade, apoio e confiança pela sua comunicação verbal e não-verbal.

2- As suas ideias não são postas em prática

Outro indicador da sua eficácia na comunicação é se sentir que a sua opinião é considerada pelos outros. Quando estiver a falar, os outros ouvem-no e entendem o que está a dizer ou desviam facilmente a sua atenção para se concentrarem em outro tópico ou em outras opiniões? Se o segundo caso se verificar, é sinal de que uma mudança na sua comunicação é necessária.

3- A sua opinião não é levada a sério

Dificilmente vai poder sonhar subir na carreira ou, mesmo, almejar a liderança se não for levado a sério pelos outros. Tem de comunicar de uma forma que faça as pessoas acreditarem que sabe do que está a falar? O domínio das informações, habilidades ou materiais é necessário para se ser um especialista do que está a partilhar. Vai ter de desenvolver a sua influência pessoal para garantir que será ouvido, mesmo que não tenha os dados necessários que o suportem naquele momento.

4- Há uma reacção contrária à desejada sempre que fala

Nesta situação, é hora de analisar como (e por que) está a apresentar as suas ideias. Um bom comunicador, segundo a revista Forbes, conhece bem o seu público e entende mesmo as mensagens subentendidas, pois sabe o que fazer para neutralizar os medos que o seu público possa ter. Já o comunicador eficaz sabe quais as emoções e pensamentos que as suas palavras vão provocar na mente do ouvinte.

5- Ninguém se lembra do que acabou de partilhar

Por fim, se as suas contribuições em reuniões ou mesmo conversas não forem relembradas pelos outros, é um sinal de que o seu “poder” interno e externo não é suficiente para prender a atenção dos outros.

Kathy Caprino sugere, no artigo, que se algum destes resultados descrever a sua experiência, «antes de responsabilizar os outros, olhe para dentro e reconheça a sua parte». Além disso, as pessoas podem melhorar o seu estilo de comunicação, tornando-as mais eficazes no local de trabalho, procurando «ajuda para melhorar sua comunicação verbal e não-verbal».

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