O “reluzente” e elétrico Mercedes EQS pode ser o carro “mais importante” da história da empresa

O Mercedes EQS, totalmente elétrico, pode muito bem ser um dos carros mais importantes, senão o mais importante da história da empresa, de acordo com a ‘CNN’.

A Mercedes-Benz e as suas ancestrais diretas produzem automóveis movidos a combustão interna há mais tempo do que qualquer outra empresa na Terra.

Ao longo de grande parte dessa história, a Mercedes-Benz manteve o seu lugar como um fabricante dominante de grandes carros de luxo e agora, apesar da concorrência feroz, a empresa deu um grande passo ao criar uma versão elétrica do seu modelo principal, o  EQS, carro que define a marca.

Segundo a ‘CNN’, com o EQS, a Mercedes trouxe a sua marca para a era elétrica e fê-lo “de forma adequada” e apesar de este não ser o primeiro veículo elétrico da empresa, “é o mais significativo”, escreve.

Os primeiros carros elétricos da Mercedes seguiam o manual tradicional de EV. Tratavam-se de adaptações de modelos existentes movidos a petróleo e não representavam uma ameaça à primazia dos carros dos quais eram derivados

Mas o EQS, adianta, é um automóvel totalmente diferente, projetado como um grande carro de luxo totalmente elétrico. Sem a necessidade de segurar um grande motor de combustão interna, o capô é relativamente curto. Para maximizar o espaço de armazenamento, o EQS tem um hatchback com uma extremidade traseira curva, em vez de um porta-malas separado.

Em termos de desempenho, atende aos requisitos. O EQS 450+, a versão menos potente, tem um motor elétrico de 329 cavalos que aciona as rodas traseiras. O EQS 580 tem dois motores, um acionando as rodas dianteiras e o outro as traseiras, fornecendo uma potência combinada de 516 cavalos. Pode ir de zero a 60 em pouco mais de quatro segundos, revela a ‘CNN’.

Com direção nas quatro rodas – as rodas traseiras giram ligeiramente assim como as dianteiras – e um baixo centro de gravidade graças às baterias no piso, o EQS faz curvas com menos intensidade.

Por dentro, o EQS tem um grande painel de vidro que se estende por toda a largura do painel. Na realidade, são três ecrãs separados sob uma grande tampa de vidro. Há um ecrã de “grupo de medidores” atrás do volante, um de toque central, como muitos carros, e outro à frente do passageiro.

As luzes e sons internos são totalmente personalizáveis. Os carros elétricos geralmente não fazem muito barulho, mas o motorista do EQS pode selecionar entre uma variedade de ruídos de motor para fornecer feedback auditivo à experiência de condução. Linhas de iluminação colorida também podem ser definidas para melhorar o ambiente.

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