O que vai acontecer com a Rússia, que está a ser excluída dos mercados?

Depois de o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter ordenado que os seus militares invadissem a Ucrânia, houve uma grande mobilização por parte de muitos países para um isolamento da economia russa.

Apesar de esse isolamento não ser fácil, porque a Rússia é um país com muitos recursos naturais e um dos exércitos com mais poder em todo o mundo, as sanções que o ocidente está a aplicar podem fazer com que o país tenha de lidar sozinho com financiamentos muito mais elevados, instabilidade financeira, inflação, recessão de curto prazo e um crescimento fraco do PIB.

“O ataque militar de Moscovo à Ucrânia pôs fim ao investimento financeiro internacional na Rússia”, disse Christopher Granville, diretor administrativo da EMEA e de investigação política global da TS Lombard em Londres, em declarações ao ‘El Economista’.

Aos poucos, a Rússia está a ficar isolada do mundo. Pode acabar por ser um país em que não podem entrar nem sair fluxos de capital e em que as exportações e importações serão cada vez menores, à medida que aumentam as sanções. Entre as empresas que já terminaram as suas parcerias no país estão a BP, a Shell e a Equinor.

Em termos de crescimento, o PIB pode sofrer uma contração drástica no curto prazo e, no longo prazo, a Rússia pode deixar de fazer parte dos países mais ricos do mundo, segundo a publicação espanhola.

Neste momento, os CDS, ou credit default swaps na sigla em inglês, que medem a hipótese de um país entrar em falência, apontam para uma possibilidade acima de 50% de a Rússia não conseguir pagar as suas dívidas, segundo o ‘El Economista’.

Nos mercados acionistas já é possível observar as consequências do isolamento. Depois das quedas acentuadas na semana passada, a bolsa de valores de Moscovo encontra-se fechada há três dias consecutivos.

Já as criptomoedas, poderão vir a beneficiar de todos os aspetos negativos acima mencionados, pois várias restrições monetárias colocadas em vigor por parte da Rússia levam a que os cidadãos usem esses ativos. Como Putin proibiu os cidadãos de transferir moeda estrangeira para o exterior, estes recorreram às criptomoedas para contornar essa medida.

Ler Mais





Comentários
Loading...