O que tem de saber quando pede um cartão de crédito? O Bdp explica
Antes de solicitar um cartão de crédito, é importante saber o que está em causa, dado que implica assumir responsabilidades.
O Banco de Portugal, através do BdP Podcast, explica que informações o banco tem de lhe dar quando pede o seu cartão, que deverá ler com atenção.
“Saiba que o banco tem de lhe dar um documento – a ficha de informação normalizada (FINE) -, que resume as principais características do contrato e os compromissos que vai assumir”, começa por informar a instituição no podcast.
Nesse documento tem de constar a identificação do banco que concede o crédito, incluindo morada e contactos. Ainda que o o empréstimo possa ser contratado na loja onde o cliente adquire o bem ou o serviço, o crédito é sempre concedido por um banco ou outra entidade autorizada.
Além disso, o intermediário de crédito, caso exista, também tem de estar identificado com morada e contactos, como o ponto de venda.
A FINE deverá apresentar sempre as principais características do crédito que solicita – montante, duração, valor e periodicidade das prestações, garantias exigidas, condições do reembolso antecipado e a comissão a pagar.
O documento têm ainda de incluir todas as informações que permitem ao cliente avaliar o custo do crédito e compará-lo com outras ofertas – taxa de juro anual nominal (TAN), taxa anual de encargos efetiva global (TAEG), comissões incluídas e custos em caso de atraso de pagamento.
Por fim, o contrato deverá ainda descrever outros direitos dos clientes, como a desistência do contrato de crédito no prazo de 14 dias desde a adesão.