O que se pode esperar da decisão da Fed?
Está na altura de tomar decisões difíceis
A inflação nos EUA é a mais alta em máximos dos últimos 40 anos, perto dos 7%. Embora a Fed já não considere que seja temporária, qualquer que seja a razão por detrás da mudança na narrativa (económica ou política). Agora a Fed parece finalmente querer tratar da questão em torno da inflação, sendo que isso significa um aperto das políticas monetárias. Após as elevadas valorizações das empresas em conjunto com as criptomoedas, alimentadas pelo excesso de liquidez, estamos neste momento a verificar uma condução das políticas no sentido oposto. Mas o que podem eles esperar hoje do presidente Powell e da Fed?
O que é que está em jogo?
A Fed tem manifestado a intenção de avançar com a primeira subida das taxas de juro em março. No entanto, a Fed pode permanecer em silêncio sobre este tema, evitando falar de uma provável subida das taxas já em março após a conclusão da reunião. Contudo, as expectativas de que não se fale deste assunto são elevadas. Isto significa que outros temas podem ser mais importantes para a reação do mercado, tais como:
Redução do Balance sheet (também designado por QT – Aperto Quantitativo) que é o oposto do programa QE (programa que tem sido responsável pelo excesso de dinheiro em circulação). A Fed manifestou a sua intenção de o fazer, mas não sabemos quando e a que ritmo. Isto é crítico porque afeta muito mais a liquidez do mercado do que o aumento das taxas de juro. O QT forte é muito pior para os índices do que a subida de taxas.
Antecipação do fim do QE– apesar da intenção de retirar os estímulos, a Fed continua a imprimir dinheiro! Powell disse em dezembro que tinham a intenção de reduzir gradualmente o programa e terminá-lo em meados de Março – pouco antes do início da subida das taxas de juro. O fim prematuro do programa poderia ser visto como desagradável para os mercados.
Narrativa em torno da inflação – Os decisores de política monetária estão finalmente a assumir que o aumento dos preços não é apenas transitório. Mas será que Powell está disposto a apertar as políticas monetárias, independentemente das consequências que poderá ter para os mercados?
3 cenários possíveis
POSITIVO– US100, US500, EURUSD, OURO, BITCOIN, mas potencialmente negativo para o VOLX
No caso da Fed decidir manter o QE como planeado mesmo que Powell confirme a primeira subida das taxas de juro em março e se o presidente da Fed evitar falar de eventuais medidas mais restritivas em torno das atuais políticas monetárias.
NEUTRO
A Fed mantém o QE, confirma a subida das taxas de juro de Março e anuncia o QT mas sem fornecer muitos detalhes. É importante notar que os mercados já esperam um aperto significativo, pelo que apenas a confirmação destas medidas poderá ter um impacto reduzido.
NEGATIVO– US100, US500, EURUSD, OURO, BITCOIN e potencialmente positivo para o VOLX
A Fed decide terminar de imediato o QE e/ou sugere um programa de QT mais agressivo. Isto significa que a Fed está seriamente empenhada em combater a inflação independentemente das turbulências que possam provocar nos mercados.
Gráficos que deve acompanhar ao longo do dia de hoje:
Por analistas XTB