O que leva os mosquitos a preferir algumas pessoas?

Já se perguntou por que há pessoas que são alvos privilegiados dos mosquitos e outras que saem incólumes?

De acordo com um grupo de investigadores, há diversos fatores que explicam as preferências dos mosquitos fêmea – o único género que ataca: o calor, o dióxido de carbono e os odores que os humanos emitem com base na genética, no microbioma da pele e na dieta, por exemplo.

Além da malária, diferentes espécies de mosquitos são vetores de doenças como dengue, febre amarela, febre do Nilo Ocidental e chikungunya, e são responsáveis ​​por milhões de mortes em todo o mundo todos os anos.

Um estudo, publicado na revista ‘The Scientist’, salientou que embora os sinais químicos e físicos, como visão, olfato, calor e humidade, ajudem os mosquitos fêmeas a se orientarem em direção aos seus alvos, certos odores corporais os atraem para hospedeiros específicos – assim, as bactérias residentes na pele desempenham um papel no desenvolvimento desses odores. “A nossa pele está coberta de bactérias que emitem substâncias voláteis que variam de pessoa para pessoa”, explicou Meg Younger, neurocientista da Universidade de Boston (EUA). “Essa diferença de odor entre as pessoas é responsável pela diferença entre a atração dos mosquitos por pessoas diferentes.”

Os investigadores descobriram que os mosquitos detetam os voláteis da pele através de recetores olfativos nos seus neurónios olfativos antenais. No entanto, como o odor humano compreende centenas de moléculas químicas voláteis diferentes, descodificar quais os perfis de odor que os mosquitos preferem continua a ser uma tarefa difícil.

Younger e os seus colegas mostraram que os aldeídos do odor humano geravam seletivamente atividade neuronal forte e prolongada num mosquito: além disso, descobriram que um glomérulo menos seletivo não apresentava nenhuma resposta ou era fraca ao odor animal, mas tinha uma resposta forte ao odor humano, o que poderia atrair mosquitos de longa distância para os humanos.

Outros fatores que podem fazer com que seja mais picado por mosquitos podem ser as infeção por parasitas da malária ou até gravidez, fatores que causam alterações na temperatura corporal e na emissão de dióxido de carbono.

Ler Mais