O que é um comboio de tempestades? fenómeno que ‘alagou’ Lisboa deve regressar no início da próxima semana
Lisboa foi ‘vítima’, na noite da passada quarta-feira, de um comboio de tempestades que provocou inundações generalizadas pela capital do país. O fenómeno, que é normal no inverno, traduz-se numa sucessão de depressões que atingem a costa atlântica da Europa e, por consequência, Portugal. “Os sistemas atmosféricos deslocam-se de oeste para este. O que está a acontecer é que temos uma série de depressões que trazem esta chuva”, garantiu, ao jornal ‘Público’, a geógrafa Maria José Roxo.
No entanto, o fenómemo que ‘alagou’ Lisboa foi anormal, em particular pela sua intensidade. A responsabilidade pode ser apontada ao anticiclone dos Açores, que exerce uma força de bloqueio ao mau tempo mas que pode afastar-se do país e assim deixar via aberta para a chegada de mais depressões ou frentes atlânticas – quando a Oscilação do Atlântico Norte (NAO) é positiva, Portugal fica na rota do comboio de tempestades e, com isso, chuva intensa.
“Quando analisamos os modelos e vemos a evolução dos sistemas atmosféricos temos um conhecimento que ainda assim é restrito. É óbvio que não se consegue prever se vai cair 50, 60 ou 70 mm. Só se consegue prever que vai ser grave. Com os modelos, consigo dizer que vai chover com forte intensidade mas não consigo dizer quanto nem onde, de forma precisa”, explicou a professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Os aguaceiros fortes vão continuar e só deverão abrandar ao final do dia desta sexta-feira, quando a chuva dará a vez a frio devido a uma frente polar que fará com que as temperaturas caiam a pique a norte. As previsões indicam que a próxima semana inicie com nova tempestade, com muita chuva e vento.
#ÚltimaHora La segunda borrasca de la semana llega mañana y nos dejará un jueves y un viernes pasados por agua en casi toda la Península. Aunque el sábado puede haber un paréntesis las lluvias volverán a ganar fuerza el domingo coincidiendo con la operación retorno del puente. pic.twitter.com/OIbsRgWi2l
— Eltiempo.es (@ElTiempoes) December 7, 2022