O que é que os trabalhadores realmente querem que as empresas lhes ofereçam?
Cada empresa oferece condições diferentes aos trabalhadores, mas na hora da escolha para outro posto de trabalho, há certos fatores que fazem a diferença entre manter e perder um funcionário.
Entre as várias ofertas, as que têm mais peso são o salário e um bom equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, e esse peso tem vindo a aumentar durante os últimos anos.
Desta forma, a ‘CNN Business’ fez uma lista dos seis fatores que as empresas devem ter em consideração para oferecer aos candidatos quando pretendem preencher as vagas disponíveis:
– Compensação: aquilo que qualquer pessoa procura em primeiro lugar na escolha de um emprego é o salários e os benefícios, e se o valor é um aumento suficiente face ao anterior trabalho.
– Equilíbrio entre a vida profissional e pessoal: este fator tem vindo a aumentar ao longo dos anos e é agora o segundo fator mais importante para quem está à procura de trabalho. A pandemia e o teletrabalho também vieram aumentar a sensibilização para uma maior flexibilização nos postos de trabalho.
– Possibilidade de trabalhar naquilo que se sentem mais à vontade: para quem está à procura de emprego é importante escolher uma vaga no qual se sinta à vontade e onde goste do que está a fazer e sinta que é uma mais-valia para a empresa, fazendo aquilo que faz melhor. É importante que a equipa de recrutamento seja transparente relativamente às atividades do quotidiano da vaga em questão.
– Segurança no trabalho: este é um dos fatores que não se tem alterado ao longo do tempo. Os cidadãos que pretendem mudar de trabalho pretendem procurar novos empregos em sítios que assegurem segurança no trabalho e estabilidade, principalmente após a instabilidade trazida pela pandemia.
– Políticas de vacinação em linha com crenças dos trabalhadores: apesar da pandemia, muitas pessoas procuram empregos que sigam as suas crenças em termos de vacinação, sendo que este fator se veio a agravar com o aparecimento da Covid-19.
– Diversidade e inclusão: é importante para qualquer pessoa perceber que a empresa onde vai trabalhar se rege por políticas que abrangem a diversidade e a inclusão, devendo as empresas estar preparadas para discutir esse tipo de compromissos.