O que é que as empresas procuram nos profissionais de cibersegurança?

Tendo em conta a crescente ameaça de ciberataques, que veio ser agravada pela pandemia e pela digitalização progressiva dos modelos de negócio, as empresas procuram cada vez mais profissionais de cibersegurança para ingressar as suas equipas.

Dados do Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República, de 2021, dão conta de que foram recebidas 1160 denúncias de cibercrimes, um número que equivale ao dobro das registadas durante o período homólogo do ano anterior, e a tendência é continuar a aumentar.

As empresas exigem assim que os profissionais apresentem conhecimentos especializados, estejam constantemente em estado de alerta e sejam capazes de atuar imediatamente, juntamente com elevadas perspetivas de crescimento e remuneração atrativa.

Assim, a Experis, marca tecnológica do ManpowerGroup, fez uma lista com as cinco competências humanas que os profissionais de cibersegurança devem possuir, de forma a desenvolverem as suas carreiras com sucesso e trazerem valor para qualquer empresa.

– Ter capacidade de resolução de problemas: é algo essencial no papel dos profissionais do setor, pois pode prevenir ataques a redes e sistemas informáticos, detetar tentativas de intrusão, definir estratégias de proteção e, em última instância, assegurar a segurança cibernética das empresas em todas as suas dimensões.

– Ter capacidade analítica e atenção ao detalhe: desta forma, os profissionais conseguem desconstruir uma situação em várias partes, mais pequenas e mais fáceis de investigar, de forma a perceber a causa de cada acontecimento, e identificar métodos para mitigar os riscos.

– Conseguir trabalhar em equipa: uma vez que os projetos são quase sempre em conjunto com outros especialistas ou outras equipas na empresa, os profissionais têm de ter uma elevada capacidade de comunicação.

– Ter resiliência e adaptabilidade: estas características são cruciais em matéria de cibersegurança tendo em conta os vários obstáculos que podem surgir, mesmo quando existe maior dificuldade.

– Capacidade de aprendizagem ao longo da vida: tendo em conta que a cibersegurança está em constante evolução, os profissionais do setor têm de estar dispostos a manter-se a par de todas as novidades assim como querer continuar a aprender.

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