O que é a doença ‘Doença X’? Líderes mundiais e especialistas discutem hoje riscos da próxima pandemia
Esta quarta-feira o Fórum Económico Mundial (FEM), em Davos, na uíça, terá como um dos grandes temas a chamada ‘Doença X’, ou seja a ameaça que uma nova pandemia (por parte de um agente ainda desconhecido) poderia representar.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, juntar-se-á hoje a vários líderes e decisores políticos de todo o mundo, para discutir formas de preparar o aparecimento e um agente patogénico desconhecido, e como lhe responder.
Segundo relatou Shyam Bishen, membro do comitê executivo do FEM, preparar os sistemas de saúde em todo o mundo para uma nova pandemia, significaria um investimento de “perto de um bilião de dólares”.
Esta “Doença X”, termo que é usado pelo cientistas para descrever uma nova ameaça de saúde, um vírus ou outro agente ainda desconhecido, que poderia infetar seres humanos, e para o qual já estão a ser desenvolvidos esforços de investigação e preparação, segundo o mesmo responsável, poderia “resultar em 20 vezes mais mortes do que a pandemia da Covid-19”.
Isto significaria qualquer coisa como 140 milhões de mortes em todo o mundo.
No painel de hoje sobre o tem participarão também Michel Demaré, CEO da AstraZeneca ou a ministra da saúde brasileira Nísia Trindade Lima.
O que é afinal a ‘doença X’? Como os cientistas estão a preparar-se para a próxima pandemia