O que é a ‘cocaína rosa’? Nova droga ligada à morte de Liam Payne e citada nos processos judiciais de Diddy pode causar alucinações e psicose

Um cocktail sintético de drogas de luxo, conhecido como cocaína rosa, e que pode causar uma série de efeitos graves e letais, foi associado à morte de Liam Payne, na Argentina. Em que consiste?

Recebeu o nome pela sua atraente tonalidade rosa criada com um corante alimentício, e ironicamente não costuma conter cocaína. Em vez disso, é uma mistura potente de várias drogas, como o tranquilizante cetamina, o estimulante e psicodélico MDMA, e anfetaminas como a metanfetamina, embora existam várias receitas.

De acordo com os médicos, aqueles que a tomam correm o risco de sofrer agitação extrema, alucinações, insuficiência cardíaca e psicose. Alguns até o associaram a uma “bomba” devido à combinação dos efeitos de estimulantes e alucinógenos, além da enorme tensão que pode causar no corpo.

Também conhecida como ‘tuci’ ou ‘tusi’ ou ‘Pantera Rosa’, a droga é originária da Colômbia, mas tem sido encontrada em vários pontos do mundo, sendo vendida por entre 77 e 83 libras (cerca de 92 e 100 euros) a grama, indicou esta terça-feira o tabloide britânico ‘Daily Mail’.

Vários ingredientes da cocaína rosa podem causar sérios problemas de saúde por si só, que incluem derrames, convulsões e paragens cardíacas: embora não exista uma receita padrão para cocaína rosa, MDMA/ecstasy, cetamina e anfetaminas são os ingredientes mais comuns como estimulantes legais, assim como a cafeína e o corante alimentar de morango, que dão à droga o tom que lhe dá o nome. No entanto, já foram encontradas no passado, em algumas misturas, LSD, alucinógenos como a mescalina e, às vezes, até opioides poderosos e viciantes como o fentanil.

O facto de a receita variar tanto na substância como na proporção exata torna a droga imprevisível e os seus utilizadores podem sofrer efeitos diferentes, incluindo overdose fatal, mesmo que tenham usado a droga no passado, mesmo em quantidades semelhantes.

Recorde-se que Liam Payne, de apenas 31 anos, caiu de uma altura de 13 metros do terceiro andar do hotel CasaSur, em Buenos Aires, Argentina, e morreu na última quarta-feira. De acordo com os resultados preliminares de testes toxicológicos dos restos mortais do ex-cantor da banda One Direction, foram encontrados traços de cocaína, benzodiazepina, crack e cocaína rosa no seu organismo.

Esta nova droga também tem um papel central na investigação de tráfico sexual de Sean ‘Diddy’ Combs: de acordo com os documentos judiciais, a ex-namorada de Diddy, Yung Miami, “transportou cocaína rosa para ele”. Yung Miami, também conhecida como Caresha Romeka Brownlee, era membro do grupo City Girls apoiado por Diddy.

O processo refere que em abril de 2023 Yung Miami trouxe a droga rosa num jato particular de Miami para o Water Music Festival na Virgínia porque “Sean Combs queria tuci”.

Ler Mais



Comentários
Loading...