O poder das redes sociais: cinco dicas para quem tem negócios online
Atualmente, as redes sociais são ferramentas empresariais poderosas. A sua gestão, e o acompanhamento de perfis, pode ser fundamental nas estratégias de pequenas e médias empresas (PME) de todos os sectores de actividade.
“Com aproximadamente 7 milhões de utilizadores em Portugal – o equivalente a 69% da população -, as redes sociais permitem a comunicação directa com a comunidade, um conhecimento detalhado de preferências e o estabelecimento de relações de proximidade e confiança”, refere Larissa Martino, directora de operações digitais da Páginas Amarelas, em comunicado.
Para a gestora, existem cinco ‘regras de ouro’ para as empresas tirarem o melhor partido das plataformas que vieram conectar o mundo:
- Definir os canais: cada rede social oferece uma experiência de utilização e atrai um público específico. Antes de criar qualquer perfil, é importante perceber quais os canais que melhor poderão servir o objectivo do negócio;
- Criar uma estratégia: a melhor forma de conseguir um bom retorno do investimento de tempo e dedicação às redes sociais é fazer uma gestão profissional, que inclui estratégia, planeamento e acompanhamento dos resultados;
- Investir no conteúdo: conteúdo de qualidade não só informa como influencia de forma positiva a percepção da comunidade em relação à marca;
- Tirar partido das ferramentas: redes sociais como o Facebook e o Instagram têm lojas integradas que permitem expor os negócios a grandes audiências e gerar receitas;
- Escutar o público: saber ‘ouvir’ e aprender com as exigências do universo digital é fundamental para receber feedback e continuar a melhorar a ligação com os utilizadores.
A maioria das empresas reconhece que uma grande parte do seu público está nas redes sociais e que uma gestão profissional dos canais é um factor de diferenciação face à concorrência, indica ainda a agência de marketing digital.