O perigo de responder ‘Sim’ a uma chamada de um número desconhecido

A cibercriminalidade está em ascensão e, com ela, surgem táticas cada vez mais sofisticadas que os criminosos usam para enganar os utilizadores e aceder às suas informações pessoais e financeiras. Uma das técnicas mais recentes e perigosas envolve a manipulação através de chamadas telefónicas, onde os criminosos buscam obter a sua confirmação verbal – um simples “Sim” – para fins maliciosos.

Desta forma, recomendam as autoridades que se evite esta forma de atender as chamadas, optando por um ‘Olá’, ‘Bom dia/Boa tarde’ ou ‘Quem fala?’, para que a sua voz não seja ‘roubada’ por cibercriminosos.

O Instituto Nacional de Cibersegurança de Espanha (INCIBE) alerta para o perigo inerente a responder de forma positiva a chamadas de números desconhecidos. “A simples resposta ‘Sim’ pode ser usada pelos cibercriminosos para autorizar transações financeiras, subscrições de serviços ou até mesmo para falsificar a sua identidade”, explica o INCIBE.

O ‘Sim’ pode ser gravado pelos criminosos, e depois utilizado indevidamente, depois de conseguidas outras informações da ‘vítima’, que podem estar disponíveis nas bases de dados roubados a sites alvo de ataques informáticos, ou que foram cedidos pelos ‘alvos’ sem que estes percebessem que estavam a cair no engodo, como denuncia o El Economista.

As autoridades recomendam que, sempre que receba uma chamada de um número desconhecido, deve desconfiar, adotar uma postura cautelosa e, se tiver suspeitas da veracidade da ligação, desligar imediatamente.