O país com os melhores salários do mundo procura portugueses para trabalhar… e pagam, em média, quase 9.000 euros por mês
A Suíça, reconhecida como o país europeu com os salários mais elevados do mundo, está à procura de novos trabalhadores. Através da rede EURES (Serviços Europeus de Emprego), estão disponíveis mais de 18.000 ofertas de emprego.
Com um salário médio mensal de 8.759 euros, equivalente a 105.105 euros anuais, a Suíça destaca-se pela atratividade dos seus rendimentos. O salário mínimo suíço é fixado em 3.901,20 euros mensais, ou seja, cerca de 46.814 euros por ano, para uma carga horária de 40 a 42 horas por semana.
Além de salários competitivos, a Suíça apresenta uma taxa de desemprego de apenas 4,2%. Contudo, os candidatos devem estar atentos aos requisitos linguísticos, uma vez que o suíço-alemão é a língua mais falada, embora existam também regiões onde se falam francês, italiano e outras línguas.
Atualmente, há várias oportunidades de emprego disponíveis, incluindo posições para mecânicos, engenheiros de dados, eletricistas e técnicos de suporte técnico. Os interessados podem encontrar mais informações e candidatar-se através do portal EURES, onde se encontram atualmente mais de 18.000 vagas, algumas das quais não exigem fluência na língua nativa.
Os cidadãos portugueses podem entrar na Suíça apenas com um documento de identidade ou passaporte válido e têm o direito de residir no país por até seis meses à procura de emprego. Caso essa procura se prolongue, será necessário solicitar autorização de residência temporária, que poderá ser renovada até um máximo de um ano, desde que se demonstre esforço ativo e perspetivas de contratação.
Para facilitar a procura de emprego, o Ministério do Trabalho suíço recomenda o uso de portais como EURES, jobs.ch e jobscout24.ch, que disponibilizam um vasto leque de ofertas de trabalho em diversos setores.