Rei Carlos III já indigitou Keir Starmer como novo primeiro-ministro do Reino Unido: “O nosso país precisa de um grande ‘reset'”

Keir Starmer foi formalmente nomeado primeiro-ministro pelo rei Charles III no Palácio de Buckingham, esta manhã, após uma vitória esmagadora nas eleições gerais do Reino Unido.

Numa curta declaração, o Palácio de Buckingham confirmou o sucessor de Rishi Sunak. “O rei recebeu hoje em audiência o honorável deputado Sir Keir Starmer e solicitou-lhe que formasse um novo Governo. Sir Keir aceitou a oferta de Sua Majestade e beijou as mãos ao ser nomeado primeiro-ministro e primeiro-lorde do Tesouro”, refere.

Keir Starmer tornou-se esta sexta-feira o sétimo primeiro-ministro trabalhista a chegar a Downing Street e o 58º chefe de Governo do Reino Unido.

O líder trabalhista, com a mulher Victoria, foi levado ao Palácio de Buckingham para a sua audiência com o rei por volta do meio-dia, pouco depois de Rishi Sunak ter saído após ter apresentado a sua demissão.

O casal foi recebido pelo principal secretário particular do rei e da rainha, Sir Clive Alderton, junto com o escudeiro de Charles, o comandante da Marinha Real, William Thornton, e saíram 20 minutos depois para voltar para Downing Street.

“Quero agradecer a Rishi Sunak o esforço extra que ele enfrentou como o primeiro primeiro-ministro britânico asiático”, começou por referir Starmer, salientando que “também reconhecemos a dedicação e o trabalho árduo que ele trouxe à sua liderança”.

Keir Starmer diz que “a falta de confiança na política britânica só pode ser curada por ações e não por palavras”, mas “podemos começar hoje com o simples conhecimento de que o serviço público é um privilégio e que o seu Governo deve tratar cada pessoa neste país com respeito.” “Espero ter a confiança dos britânicos enquanto tento reconstruir o país”, prometeu, frisando que vai mostrar aos britânicos “que está comprometido”.

“O nosso país precisa de um grande ‘reset’, uma redescoberta de quem somos porque não importa o quanto ferozes sejam as tempestades da história, uma das grandes forças desta nação sempre foi a nossa capacidade para navegar para águas calmas”, aponta. “E, no entanto, isto depende dos políticos, especialmente daqueles que defendem a estabilidade e a moderação como eu, reconhecendo quando devemos mudar de rumo.”

Por último, Starmer salientou que “por muito tempo fechámos os olhos enquanto milhões de pessoas caíam em maior insegurança”. “De agora em diante vão ter um Governo livre de doutrina, guiado apenas pela determinação de servir aos seus interesses.”

Reino Unido: Futuro PM Keir Starmer declara que “mudança começa agora”

Keir Starmer, de líder pouco carismático a primeiro-ministro do Reino Unido

Reino Unido: Partido Trabalhista garante vitória nas legislativas

Ler Mais