O mundo de olhos postos na Festa do Avante! Imprensa estrangeira fala em ‘autorização polémica’

A Festa do Avante! foi notícia no jornal americano ‘The New York Times’. O artigo, cujo título é “Partido Comunista de Portugal recebe luz verde para 16.500 pessoas em evento”, indica que as autoridade sanitárias em Portugal estão a permitir um ajuntamento com um número invulgarmente elevado, em plena pandemia, na Europa.

A notícia foi publicada inicialmente pela Associated Press e depois divulgada pelo ‘The New York Times’.

Na peça lê-se que a autorização da realização da “festa anual ao ar livre” do PCP foi polémica, uma vez que as autoridades reduziram, durante meses, o número de pessoas autorizadas a participar em outros eventos públicos, sendo muitos deles cancelados.

“O anúncio veio num momento em que o Governo socialista de centro-esquerda procura apoio político de outros partidos, incluindo os comunistas, para o seu Orçamento do Estado para 2021”, indica ainda a notícia.

O festival, que se vai realizar esta semana, de 4 a 6 de Setembro, é uma “importante fonte de receitas para o Partido Comunista, que tem 10 lugares no parlamento português, com 230 lugares”.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) já divulgou o ‘Parecer Técnico’ sobre a realização da Festa do Avante!. Todos os visitantes com mais de dez anos serão obrigados a utilizar máscara e o consumo de álcool será proibido depois das 20h.

As orientações apontam ainda para uma ocupação de 16 mil pessoas, bem como para a realização de concertos mas com a assistência sentada.

Ler Mais