O maior IPO do mundo está sob ameaça. Até onde chegam os ‘tentáculos’ de Trump?

O Ant Group do bilionário Jack Ma, dono da gigante Alibaba, está a procurar atingir uma avaliação na ordem dos 250 mil milhões de dólares, enquanto planeia uma dupla entrada em bolsa, mais concretamente na de Hong Kong e Xangai, o que por si poderá ser um ‘boost’ de, pelo menos, 35 mil milhões de dólares.

A tão esperada estreia nos mercados asiáticos parece destinada a quebrar o recorde anterior de 29 mil milhões de dólares, estabelecido pela petrolífera Saudi Aramco,  o ano passado.

Mas nem tudo corre ‘de vento em popa’. O governo de Donald Trump está a ‘ameaçar’ o sucesso desta jornada rumo à dupla entrada em bolsa, apontada já para o final deste mês de outubro, ao explorar restrições aa plicar ao grupo, bem como à rival Tencent Holdings, alegando, para tal, ‘sérias preocupações’ para com as plataformas de pagamento digital, receando que ameacem a segurança nacional dos Estados Unidos. Qualquer movimento desta natureza, contra as gigantes da tecnologia, corre o risco de provocar a China e atrasar o IPO (Initial Public Offering – Oferta Pública Inicial).

Neste momento, o debate sobre como, e se é possível, restringir o Ant Group, ganhou terreno entre as autoridades norte-americanas, sobretudo nas últimas semanas, embora a decisão final não esteja iminente, segundo avançam fontes próximas do processo, citadas pela ‘Bloomberg’.

 

Embora a intervenção do governo Trump esteja focada na Ant, medidas para proibir ou restringir os serviços de pagamento chineses podem ter repercussões mais amplas. Algumas empresas internacionais, como a Visa ou a Mastercard, que têm trabalhado em estreita colaboração com as gigantes chineses de pagamentos, podem ver as suas estratégias prejudicadas se o governo chinês decidir retaliar e reverter a estratégia de abrir o setor financeiro.

Ainda assim, e mesmo que se não se concretize uma intervenção direta, as eleições presidenciais dos EUA também podem afetar o IPO da Ant, já que a empresa ainda está a aguardar a aprovação para entrada na bolsa de valores de Hong Kong.

Quanto mais tempo este processo demorar, mais provável é que o IPO coincida com a eleição presidencial, envolta em tanta polémica, onde a perspetiva de um aumento nos votos por correspondência pode causar um período prolongado de incerteza. Incerteza e mais incerteza. O que pode deixar os investidores expostos a uma maior volatilidade do mercado.

O Ant Group levantaria US $ 34,5 bilhões em sua oferta pública inicial dupla, depois de definir o preço de suas ações na segunda-feira, tornando-se a maior cotação de todos os tempos.

A gigante chinesa de tecnologia financeira disse anteriormente que dividiria sua emissão de ações igualmente entre Xangai e Hong Kong , emitindo 1,67 bilhão de novas ações em cada local.

As ações listadas em Xangai do Ant Group terão preço de 68,8 yuans cada. A emissão de 1,67 bilhão de ações levantaria 114,94 bilhões de yuans ou US $ 17,23 bilhões, de acordo com a taxa de câmbio listada nos documentos oficiais.

Ler Mais





Comentários
Loading...