O futuro das embalagens Tetra Pak é conectado
A Tetra Pak está a apostar em soluções de produção industrial que permitem criar aquilo a que a empresa chama a “fábrica do futuro”. Assentes em tecnologias como Inteligência Artificial, as novidades vão desde uma plataforma para embalagens conectadas a um programa de avaliação energética em parceria com a ABB. O objectivo último é melhorar a eficiência, reduzir os custos e impactos ambientais.
A plataforma para embalagens conectadas é um dos grandes destaques, uma vez que visa a transformação das embalagens em canais de informação interactivos. A ideia é que as embalagens de sumo ou leite Tetra Pak, por exemplo, possam ser verdadeiras ferramentas digitais, capazes de gerar dados relevantes para produtores, retalhistas e consumidores.
Os produtores poderão monitorizar o desempenho do produto no mercado, controlar a qualidade e a transparência da cadeia de produção. Os retalhistas terão maior visibilidade sobre a cadeia de distribuição e insights em tempo real, o que poderá resultar também numa melhor gestão de stock. Os consumidores, por seu turno, terão acesso a dados como data e local de produção, ciclo de distribuição e locais de reciclagem, entre outros.
Mas as embalagens não são as únicas com o um futuro conectado. A própria fábrica terá máquinas capazes de comunicar entre si e sistemas digitais que asseguram a tolidade das operações. Deste modo, indica a Tetra Pak, os colaboradores poderão focar-se na gestão dos complexos industriais, tomando decisões rápidas e mais informadas.