O aquecimento do seu carro não está a funcionar? Estas podem ser algumas das razões

A temperatura dentro do veículo deve estar sempre adequada: se nestes dias de frio não conseguir aquecer o interior do seu carro, provavelmente deverá haver algum problema.

Com a chegada do frio, é cada vez mais comum que, ao entrar no carro, a primeira coisa que faça seja ligar o aquecimento na potência máxima para aquecer um pouco o interior, principalmente depois de o veículo ter passado a noite em baixas temperaturas. Mas se não funcionar, a primeira coisa que deve verificar é o nível do líquido refrigerante. Este fluido é essencial para o bom funcionamento do aquecimento e de outras partes do veículo. Se faltar, o fluxo de ar quente não será suficiente e o carro não aquecerá. Se isto ocorrer, verifique o nível do líquido refrigerante e, se necessário, reabasteça.

Se, no entanto, der conta que não será por falta de refrigerante, poderão estar a falhar algumas peças do carro, pelo que provavelmente terá de ir à oficina, para um conserto mais complicado – a primeira falha poderá ser devido ao facto de haver algo errado no sistema elétrico e ao ligar o aquecimento fazer disparar o fusível.

Outra causa possível é um termostato com defeito: este componente regula a temperatura do motor e caso falhe, o líquido refrigerante não atinge temperaturas superiores a 50-60 graus. Desta forma, e como o aquecimento necessita que o motor atinja os 90 graus para funcionar corretamente, não emitirá calor para o interior do veículo.

Outras peças que podem falhar incluem o ventilador do aquecedor. Este componente é responsável pela distribuição do ar quente no interior do carro: se este não girar na velocidade adequada, o ar quente não circulará como deveria e não chegará ao interior do veículo.

Se o problema persistir, pode estar relacionado à bomba d’água ou ao radiador. Se a bomba d’água não estiver a funcionar bem ou o radiador estiver entupido, o líquido refrigerante não circulará adequadamente, o que impedirá que o motor atinja a temperatura necessária para aquecer o carro. Neste caso, a peça defeituosa deverá ser substituída, embora se o radiador estiver sujo, poderá ser eventualmente limpo. Também pode haver ar no sistema de refrigeração, exigindo uma sangria para remover bolsas de ar e restaurar a operação normal de aquecimento.